noticia2145As Comissões de Políticas Públicas e Direitos Humanos do CRPRS lançaram o livro “Entre Garantia de Direitos e Práticas Libertárias” na quinta-feira, 26/09, no Absoluto Café (Rua São Manoel, 341) em Porto Alegre.

O livro reúne as temáticas tratadas por essas comissões ao longo dos três anos da atual gestão do CRPRS. A ideia do livro surgiu após Seminário com o mesmo título, realizado em dezembro de 2012 na sede do CRPRS em Porto Alegre. 
A obra propõe discussões sobre a forma com que o discurso da garantia de direito vem sendo utilizado como justificativa para práticas autoritárias e produtoras de violência. Promove uma reflexão sobre o que podemos fazer frente a isso, como construímos práticas éticas como alternativa à via da judicialização da vida.

Organizado em 14 artigos, o livro destaca temas como ditadura e violência de Estado e os efeitos que ainda se vive nos dias de hoje, envolvendo, principalmente, os conflitos de segurança pública focados no combate ao uso de drogas. A criminalização da homofobia é discutida em artigo do coordenador jurídico do SOMOS e advogado do escritório, Bernardo Amorim, e também de Beatriz Adura, Raquel da Silvia Silveira e Priscila Detoni. Também são discutidos temas como aborto, direitos sexuais e reprodutivos e a violência sofrida por minorias.

A publicação, que tem organização de Alexandra Campelo Ximendes, Carolina dos Reis e Rafael Wolski de Oliveira, terá distribuição gratuita. Clique aqui e saiba mais sobre a obra que, após o lançamento, será disponibilizado gratuitamente e na íntegra no site do CRPRS.