Ordem gaúcha vistoria Penitenciária Feminina Madre Pelletier

“Vamos estabelecer essa rotina para evitar que tenhamos mais versões do Presídio Central em nosso Estado”, afirmou Bertoluci. Na próxima segunda-feira (09), a entidade vai vistoriar a Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado do coordenador da Comissão de Direitos de Humanos, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, e da presidente da Comissão da Mulher Advogada, conselheira seccional Delma Ibias, além dos membros das respectivas comissões, vistoriou, nesta segunda-feira (02), as instalações da Penitenciária Feminina Madre Pelletier.
No local, Bertoluci foi recebido pela diretora do presídio, Marília dos Santos Simões. Ao longo da vistoria, foram constatados alguns avanços como a instalação de uma enfermaria, três técnicos em enfermagem, dois dentistas, um psicólogo, um ginecologista e um assistente social. Além disso, houve uma redução da população carcerária de 50%.
A casa prisional possui estrutura de aproximadamente 20 mil m², possui seis galerias prisionais, creche e ambiente para gestantes e espaço para realização de trabalhos. O local abriga 198 apenadas.
As detentas também não relataram nenhum problema em relação às instalações do presídio. Em contrapartida, foi constatada a dificuldade de atendimento jurídico-processual. Conforme Bertoluci, a OAB/RS fará frente a esta demanda por meio das Comissões da entidade. “Após constarmos essa necessidade, a entidade fará um Mutirão Carcerário, prestando informações às apenadas em relação aos seus processos”, afirmou.
A OAB/RS também vai intensificar as vistorias aos presídios do RS. “Vamos estabelecer essa rotina para evitar que tenhamos mais versões do Presídio Central em nosso Estado”, afirmou Bertoluci. Na próxima segunda-feira (09), a entidade vai vistoriar a Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.
Liziane Lima
Jornalista- MTB 14.717
Fonte: OAB/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: